QUEM SOMOS
Adoleta Berçário e Educação Infantil se deu a partir de um sonho de uma professora de educação infantil, humanista e contemporânea, alinhada às tendências nacionais e internacionais com foco na formação integral de seus alunos.
O Adoleta Berçário tem uma proposta pedagógica, integrando a perspectiva da cultura local e global.
É um espaço de acolhimento e de vivências, onde às nossas crianças são protagonistas de sua própria história.
FORMAÇÃO INTEGRAL
Somos uma escola comprometida com a formação integral de nossas crianças, envolvendo as dimensões acadêmica, socioemocional, socioambiental e cultural, que serão desenvolvidas por meio de um currículo integrado de atividades.
APRENDIZAGEM ATIVA E HUMANA
Promovemos um ecossistema de aprendizagem criativo e inovador, mediado pelas tecnologias digitais, que acolhe os diferentes estilos de aprendizagem, no qual nossas crianças são protagonistas da sua jornada.
O Berçário é nossa
porta de entrada para o ciclo da Educação Infantil. Acreditamos que as
interações e estímulos entre os bebês, educadores e o ambiente ajudam desde
cedo na construção da identidade. Recebemos os bebês em um ambiente de afeto,
responsabilidade e respeito, para acolhê-los juntamente de suas famílias. O
Adoleta Berçário é um espaço amplo, sua estrutura conta com salas de
estimulação, refeitório, fraldário.
Nossa Proposta Pedagógica visa proporcionar um ambiente de descobertas, experiências e possibilidades, ajudando no crescimento e na expansão dos conhecimentos do mundo, das sensações, dos sentimentos e das formas de expressão. Os bebês vivenciam diferentes momentos, de forma lúdica, que despertam as mais variadas formas de sensações, favorecendo o reconhecimento corporal e a interação com o ambiente. Juntos com as famílias, construímos um mundo de possibilidades e experiências para os bebês, baseadas em novos desafios.
Observamos as fases de
desenvolvimento das crianças para construirmos as propostas de interação e
estímulos conforme abaixo:
Berçário I........................
Bebês de 3 a 12 meses
Berçário II.................Crianças
de 1 ano a 2 anos
Mini Grupo I ...............Crianças
de 2 anos a 3 anos
Mini Grupo II...............Crianças
de 3 anos 4 anos.
Mini Grupo III.............Crianças
de 4 anos a 5 anos
VIVÊNCIAS
As Vivências propostas no Berçário contribuem para a formação e constituição da criança enquanto indivíduo. Elas têm os educadores como mediadores e instigadores de situações de aprendizagem. Mas também consideram as outras instâncias que colaboram para o desenvolvimento da criança, como a família e as experiências que se dão fora do ambiente escolar.
ADAPTAÇÃO
O ambiente escolar é permeado de carinho e afeto para acolher a todos. No período da Adaptação, a criança e sua família são recebidas pela coordenação e às que faz a aproximação com toda a equipe. Esse é o momento do estabelecimento de vínculos e ambientação para criar segurança e bem-estar. A adaptação é feita de forma gradual.
ALIMENTAÇÃO
Os momentos de refeição fazem parte das rotinas do cuidado, mas também oferecem situações de aprendizagem. Esses são motivos importantes para cuidarmos da Alimentação das crianças. Além de ser um espaço de interações, também possibilita a construção de bons hábitos e posturas. Na Escola, temos os cuidados. Todos os processos são acompanhados pelas educadoras e acompanhado por uma Nutricionista.
Porque aqui enxergamos a
experiência de aprendizado como espaço de oportunidade criativa e de valor
duradouro.
Para as crianças a partir de 2 anos utilizamos a METODOLOGIA VIVA.
Uma nova experiência de aprendizagem
Benefícios em usar o VIVA Metodologia
É um projeto voltado às metodologias ativas, buscando envolver o aluno
em todas as etapas de aprendizagem, de forma participativa e democrática.
Para que as atividades façam sentido, é preciso que tenham passado por
todas as fases da metodologia VIVA.
A proposta ao professor é que ele seja libertador e que os alunos possam
criar.
A nossa trilha de aprendizagem foi desenvolvida para garantir o
engajamento dos alunos, ampliando seu olhar sobre o conteúdo e sobre o mundo.
O estudante passa a ter uma nova postura em sala de aula, interagindo e
se apropriando dos conteúdos de maneira mais efetiva.
Objetivos do VIVA Metodologia Ativa
·
Propiciar o desenvolvimento de uma aprendizagem
centrada no aluno;
·
Partir da realidade da criança;
·
Flexibilizar o trabalho do professor, ampliando as
possibilidades dos alunos;
·
Valorizar as produções infantis;
·
Estimular o olhar investigativo, gerando interesse
e a autoaprendizagem;
·
Incentivar a pesquisa.
A partir desses pressupostos, o aluno será capaz
desenvolver
·
Autonomia - ser independente, ter iniciativa;
· Pro atividade - ir além do que se pede, ser
participativo e ativo;
·
Cooperação - ser solidário, colaborativo com o
grupo;
·
Senso crítico - o aluno que pensa que analisa
as circunstâncias e tira suas próprias conclusões;
·
Protagonismo - o aluno como protagonista da
sua aprendizagem;
·
Habilidades socioemocionais - aprender a lidar
com a frustração, desenvolver empatia;
·
Relacionamento interpessoal - saber trabalhar
em equipe, participar das decisões coletivas, visar o bem geral, saber lidar
com conflitos;
·
Organização e planejamento - saber otimizar o
tempo, ser produtivo e eficiente;
·
Corresponsabilidade - assumir seus atos e
consequências.
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