quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Apresentação do Adoleta Berçário

QUEM SOMOS

 

   Adoleta Berçário e Educação Infantil se deu a partir de um sonho de uma professora de educação infantil, humanista e contemporânea, alinhada às tendências nacionais e internacionais com foco na formação integral de seus alunos.

   O Adoleta Berçário tem uma proposta pedagógica, integrando a perspectiva da cultura local e global. 

   É um espaço de acolhimento e de vivências, onde às nossas crianças são protagonistas de sua própria história. 


FORMAÇÃO INTEGRAL

   Somos uma escola comprometida com a formação integral de nossas crianças, envolvendo as dimensões acadêmica, socioemocional, socioambiental e cultural, que serão desenvolvidas por meio de um currículo integrado de atividades.


APRENDIZAGEM ATIVA E HUMANA 

   Promovemos um ecossistema de aprendizagem criativo e inovador, mediado pelas tecnologias digitais, que acolhe os diferentes estilos de aprendizagem, no qual nossas crianças são protagonistas da sua jornada. 

   O Berçário é nossa porta de entrada para o ciclo da Educação Infantil. Acreditamos que as interações e estímulos entre os bebês, educadores e o ambiente ajudam desde cedo na construção da identidade. Recebemos os bebês em um ambiente de afeto, responsabilidade e respeito, para acolhê-los juntamente de suas famílias. O Adoleta Berçário é um espaço amplo, sua estrutura conta com salas de estimulação, refeitório, fraldário.

    Nossa Proposta Pedagógica visa proporcionar um ambiente de descobertas, experiências e possibilidades, ajudando no crescimento e na expansão dos conhecimentos do mundo, das sensações, dos sentimentos e das formas de expressão. Os bebês vivenciam diferentes momentos, de forma lúdica, que despertam as mais variadas formas de sensações, favorecendo o reconhecimento corporal e a interação com o ambiente. Juntos com as famílias, construímos um mundo de possibilidades e experiências para os bebês, baseadas em novos desafios. 

 

   Observamos as fases de desenvolvimento das crianças para construirmos as propostas de interação e estímulos conforme abaixo:

 

Berçário I........................ Bebês de 3 a 12 meses



Fraldario




Berçário II.................Crianças de 1 ano a 2 anos






Mini Grupo I ...............Crianças de 2 anos  a 3 anos 


Mini Grupo II...............Crianças de 3 anos  4 anos.

Mini Grupo III.............Crianças de 4 anos a 5 anos



Refeitório



Parque amplo e coberto







Horticultura
Ballet Infantil e Aula de movimento

Horticultura

VIVÊNCIAS

   As Vivências propostas no Berçário contribuem para a formação e constituição da criança enquanto indivíduo. Elas têm os educadores como mediadores e instigadores de situações de aprendizagem. Mas também consideram as outras instâncias que colaboram para o desenvolvimento da criança, como a família e as experiências que se dão fora do ambiente escolar.

ADAPTAÇÃO 

   O ambiente escolar é permeado de carinho e afeto para acolher a todos. No período da Adaptação, a criança e sua família são recebidas pela coordenação e às que faz a aproximação com toda a equipe. Esse é o momento do estabelecimento de vínculos e ambientação para criar segurança e bem-estar. A adaptação é feita de forma gradual.  

ALIMENTAÇÃO 

   Os momentos de refeição fazem parte das rotinas do cuidado, mas também oferecem situações de aprendizagem. Esses são motivos importantes para cuidarmos da Alimentação das crianças. Além de ser um espaço de interações, também possibilita a construção de bons hábitos e posturas. Na Escola, temos os cuidados. Todos os processos são acompanhados pelas educadoras e acompanhado por uma Nutricionista.

   Porque aqui enxergamos a experiência de aprendizado como espaço de oportunidade criativa e de valor duradouro.

 

    Para as crianças a partir de 2 anos utilizamos a METODOLOGIA VIVA.



Uma nova experiência de aprendizagem


Benefícios em usar o VIVA Metodologia

   É um projeto voltado às metodologias ativas, buscando envolver o aluno em todas as etapas de aprendizagem, de forma participativa e democrática.

   Para que as atividades façam sentido, é preciso que tenham passado por todas as fases da metodologia VIVA. 

   A proposta ao professor é que ele seja libertador e que os alunos possam criar.

   A nossa trilha de aprendizagem foi desenvolvida para garantir o engajamento dos alunos, ampliando seu olhar sobre o conteúdo e sobre o mundo.

   O estudante passa a ter uma nova postura em sala de aula, interagindo e se apropriando dos conteúdos de maneira mais efetiva.

Objetivos do VIVA Metodologia Ativa

·       Propiciar o desenvolvimento de uma aprendizagem centrada no aluno;

·       Partir da realidade da criança;

·       Flexibilizar o trabalho do professor, ampliando as possibilidades dos alunos;

·       Valorizar as produções infantis;

·       Estimular o olhar investigativo, gerando interesse e a autoaprendizagem;

·       Incentivar a pesquisa.

A partir desses pressupostos, o aluno será capaz desenvolver

·       Autonomia - ser independente, ter iniciativa;

·       Pro atividade - ir além do que se pede, ser participativo e ativo;

·       Cooperação - ser solidário, colaborativo com o grupo;

·       Senso crítico - o aluno que pensa que analisa as circunstâncias e tira suas próprias conclusões;

·       Protagonismo - o aluno como protagonista da sua aprendizagem;

·       Habilidades socioemocionais - aprender a lidar com a frustração, desenvolver empatia;

·       Relacionamento interpessoal - saber trabalhar em equipe, participar das decisões coletivas, visar o bem geral, saber lidar com conflitos;

·       Organização e planejamento - saber otimizar o tempo, ser produtivo e eficiente;

·       Corresponsabilidade - assumir seus atos e consequências.

                                                             

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